bitcoin

Bitcoin é a moeda do momento

Bitcoin é a moeda do momento. Sua repercussão vertiginosa está fazendo com que muitas pessoas valorizem a possibilidade de investir nela. Mas há algumas coisas que você deve saber e meditar, se você pretende apostar neste recurso, de modo a não deixar todo o seu dinheiro no meio da febre das compras.

O bitcoin, moeda virtual, é uma representação digital de valor que não é emitida por um banco central, nem por uma autoridade pública, nem está vinculada a uma moeda legalmente estabelecida. Não tem o status legal de moeda ou dinheiro, mas é aceito pelas pessoas como meio de troca.

Isso não significa que não seja legal, operar com bitcoins na maioria dos países é legal, desde que a moeda seja alocada para uma atividade que também seja legal. Significa apenas que ninguém é responsável por isso: quando não há ativos de uma moeda, os bancos centrais colocam mais e, portanto, a disponibilidade é garantida; mas quando essa moeda não é legalmente reconhecida, se ela não permanecer, ela simplesmente não permanece: ela é, por padrão, limitada ao total de ativos que as entidades individuais transformaram e estão vendendo. E, de qualquer forma, há mais uma peculiaridade com o bitcoin: ele tem um limite de 21 milhões.

Bitcoins são criados a partir de um processo de resolução de problemas algorítmico conhecido como mineração. Neste sistema, o número de bitcoins é limitado a 21 milhões de moedas divisíveis até 8 dígitos. Essa questão finita é um mecanismo para evitar a inflação e manter seu valor ao longo do tempo.

Embora não seja esperado para chegar ao máximo até muito mais tarde, quando ocorre, ele vai ser resolvido através da redução da recompensa do processo de mineração ou aumentando as divisões. O que significa na prática é que o bitcoin não crescer e crescer infinitamente em valor: ele vai chegar a um ponto e vai estagnar ou descer por sua própria configuração a subir novamente, e assim por ciclo ao longo da sua vida.

A importância de ser limitado é que, pensando maior, o mercado de moedas virtuais é relativamente pequeno e de baixa profundidade. A capitalização de mercado total do bitcoin é de aproximadamente 180.000 milhões de dólares. Parece muito, mas vale a pena apenas uma empresa como a Coca-Cola. Além disso, ao colocar o bitcoin na frente de todos os ativos disponíveis nos quais ele pode ser investido, ele representa menos de 2%. Esta é a razão pela qual há grandes investidores que acham que ainda há muita confusão sobre um ativo insignificante no momento.